Associações com nova ronda de negociações depois de reunião falhada com o Governo

0

As associações do setor dos transportes, irão voltar a reunir-se para discutir o futuro do setor depois do falhanço da reunião de 26 de Fevereiro, que juntou a Associação Nacional de Transportes Rodoviárias de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) e membros do Governo.

Quem o anuncia é a ANTRAM, que em comunicado explica que “caíram por terra todas as tentativas para chegar a um entendimento com o Governo sobre as medidas de apoio ao setor”, o que motiva um novo encontro com os transportadores para que decidam “as ações a tomar em prol da sustentabilidade das suas empresas e do desenvolvimento do setor”, estando ainda por definir a data para o encontro.

As duas associações que representam as transportadoras rodoviárias de mercadorias reivindicam a devolução do aumento de seis cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina do ISP, previsto no Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), em vigor desde meados de fevereiro.

Mais do que não sofrer este agravamento, as associações querem que o preço dos combustíveis, que representa 35% dos custos das empresas, seja equiparado ao praticado em Espanha, o que deverá ocorrer através da devolução do ISP, com base no consumo real de combustível.

As associações recuperam ainda uma reivindicação antiga – incentivos à renovação das frotas e também incentivos ao abate de veículos pesados de mercadorias com dez ou mais anos – e exigem mais descontos nas taxas de portagem, nomeadamente alargando o período horário de descontos e/ou distinguindo consoante a classe poluente em que os veículos se inserem.

Fonte: RTP

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply