Acidentes com camiões: Ângulos mortos são uma das principais causas

0

Esta foi uma conclusão apresentada pela Volvo Trucks, que demonstra também que cerca de 15 a 25% das vítimas de acidentes envolvendo camiões são peões, ciclistas ou motociclistas, sendo por isso necessário que exista uma maior compreensão das dificuldades de condução de veículos pesados, nomeadamente os pontos de visibilidade reduzida (ângulos mortos) para os motoristas .

Volvo Trucks demonstra também que cerca de 25% das vítimas de acidentes com camiões são peões, ciclistas ou motociclistas

Controlar um veículo tão longo como um camião é uma tarefa extremamente difícil, mesmo que estejamos a falar de um motorista com vários anos de experiência. É que a preocupação não se prende apenas com manobras apertadas, ou a segurança do veículo, mas também com os outros utilizadores da via.

A maioria destes acidentes ocorre a uma velocidade reduzida, por volta dos 30 km/h, sendo a visibilidade limitada uma das principais causas.

Uma das situações de maior perigosidade, é a curva efetuada para o lado do passageiro.

Em caso de acidente a responsabilidade é do motorista do pesado, no entanto, seria benéfico que peões, ciclistas, motociclistas compreendessem que determinadas manobras requerem espaço que, por vezes, as próprias vias não oferecem. Por vezes é mesmo necessário ocupar as duas vias.

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply