A cave da Scania onde se prepara o futuro dos transportes

0

Que rumo seguirá o setor dos transportes no futuro? Os investigadores do Laboratório de Investigação de Transporte Integrado (ITRL – sigla em Inglês), um projeto da Scania e do Royal Institute of Tecnology (KTH), poderão saber a resposta.

Por fora o laboratório situado na capital da Suécia, Estocolmo, parece uma garagem suburbana, mas por dentro encontra-se um laboratório de alta tecnologia, com modelos de camiões e conversas sobre projetos futuros a assumirem o protagonismo.

É neste local que se preparam, testam e desenvolvem as soluções para o futuro dos transportes, através da colaboração e contributo de especialistas das mais distintas áreas.

Os investigadores do Laboratório de Investigação de Transporte Integrado, um projeto co-financiado pela Scania, estão a preparar o futuro dos transportes

O Senior Manager do Departamento de Desenvolvimento e Investigação da Scania, Ulf Ceder, refere que a “Scania tem uma perspetiva holística do sistema de transporte no qual diferentes tipos de transporte, infraestruras, práticas e modelos de negócio estão conectados. Nós não conseguiremos produzir este tipo de soluções por nós próprios, precisamos de cooperar clientes, cidades, e outro tipo de parceiros”.

Este projeto contou recentemente com a participação da Ericsson, que juntamente com a Scania garante um financiamento de 7,5 milhões de euros por um período de sete anos.

Para o líder máximo da ITRL “Daqui a sete anos este será o maior fórum de investigação do setor dos transportes a operar na Europa”.

Definição de estratégias a longo prazo

O número de veículos nas estradas aumenta constantemente, podendo ultrapassar os dois mil milhões em 2030, uma natural consequência da urbanização global.

Em 2050 mais de 20% da população mundial estará a viver em cidades, sendo necessária a definição de estratégias que permitam o transporte e serviços de logística nestes cenários urbanos.

Os investigadores do Laboratório de Investigação de Transporte Integrado, um projeto co-financiado pela Scania, estão a preparar o futuro dos transportes

Para Ulf Ceder “A solução da Scania não passará pela venda de mais carros ou camiões. Nós temos de ser capazes de ajudar as cidades com os seus problemas” como os congestionamentos urbanos.

O que a Scania pretende é o desenvolvimento de parcerias estratégicas tendo em vista o aprofundamento do conhecimento sobre soluções de mobilidade para os novos desafios do setor.

Fonte (imagem): Scania

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply