15 mil camionistas na estrada contra o aumento do ISP

2

Serão cerca de 15 mil, os camionistas que irão protestar em marcha lenta, contra o anunciado aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), previsto no Orçamento de Estado para 2016.

Falhadas as reuniões e apelos por parte das associações das empresas de transportes, heis que surge este marcar de posição por parte de duas mil empresas associadas da ANTRAM – A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias.

A ANTRAM refere, em comunicado, que tem tomado várias medidas no sentido de anular o aumento previsto do ISP, tendo já reunido com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

O argumento desde sempre apresentado pela ANTRAM, é o de que o aumento do imposto “compromete a competitividade do setor e, consequentemente, a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho”.

A associação lembra, ainda que Espanha é hoje o país que “mais garante o abastecimento aos transportadores portugueses”. Os números mais recentes mostra que cerca de 80% dos camiões nacionais abastecem em Espanha, sendo que apenas 10% o fazem em Portugal, seguindo-se França e Alemanha, com 5% cada. “Números que revelam a perda que a política de combustíveis em Portugal representa para o Estado”, conclui a ANTRAM.

Fonte: Dinheiro Vivo (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.                                 

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply